quarta-feira, 18 de junho de 2014

PT quer ministro do TCU fora de processos com Petrobras

Senadores do PT querem afastamento de José Jorge, atual ministro do TCU e ex-ministro de Minas e Energia de Fernando Henrique

Divulgação/PSDB


O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), defendeu nesta quarta-feira (18), no início da sessão da CPI da Petrobras da Casa, o afastamento do ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) José Jorge de todos os processos que envolvem a Petrobras no âmbito da Corte.


Reportagem do jornal O Estado de S.Paulo publicada hoje revela que parlamentares da base aliada decidiram investigar José Jorge nas duas CPIs.


Ele foi ministro de Minas e Energia do governo Fernando Henrique Cardoso e é réu em uma ação proposta em 2001 que aponta um prejuízo de US$ 2,3 bilhões numa operação de troca ativos entre a estatal e a companhia ibero-argentina Repsol-YPF.


Leia mais notícias de Brasil e Política


José Jorge é relator do processo no TCU que diz respeito à compra da refinaria de Pasadena, que trouxe a presidente Dilma Rousseff para o centro da polêmica que envolve a Petrobras.


O senador Humberto Costa afirmou estar “constrangendo este cidadão porque, na verdade, ele deveria se declarar suspeito de todos os processos da Petrobras”. A declaração foi dada antes do início do depoimento do gerente de Engenharia de Custos da estatal, Alexandre Rabello.


Na sua fala, o líder do PT citou o fato, de que José Jorge é réu na Justiça no caso da troca de ativos. No dia 27 de maio, a comissão aprovou requerimento para ter acesso à ação popular, que tramita no STJ (Superior Tribunal de Justiça), referente à operação.


O processo já chegou à CPI e, no caso, José Jorge, outras 18 pessoas e quatro empresas, como a Petrobras e a Repsol, são acusados de terem causado prejuízos. Contudo, na primeira instância, todos eles foram absolvidos Leia mais


Source: PT quer ministro do TCU fora de processos com Petrobras


    



PT quer ministro do TCU fora de processos com Petrobras

Nenhum comentário:

Postar um comentário